Berçário


mês de janeiro

Olá amigos!
Cá estamos nós novamente para vos trazer notícias.
Temos 3 amigos novos no Berçário, e durante este mês já ficamos sem uma colega!





Temos brincado muito! Exploramos caixas de papas, e alguns comilões ficaram afitos porque estavam vazias!



 Aprendemos a fazer “CUCU!”  e estamos mais corajosos na exploração do túnel. 








Este mês contamos também com um aniversário, humm que bom que era  bolo!




****************************************************

mês de dezembro


Olá amigos!
Já chegamos ao Natal! Este mês decoramos os corredores com um trabalhinho que estivemos a fazer e fizemos a prendinha para oferecer aos nossos papás. Fartamo-nos de trabalhar!




A Claúdia leu para nós uma história muito gira de Natal, temos cantado músicas e explorado diferentes materiais alusivos à época.














No dia 11, tivemos uma visita muito especial, o Pai Natal veio cá dar-nos uma prenda, e nós gostamos muito.



A musicAmiga fez para nós um concerto de Natal e nós adorámos!




Feliz Natal.


****************************************************


mês de novembro


Olá Amigos!
Durante este mês passaram para as salas de  ano 1 quatro amiguinhos, e recebemos dois meninos novos! Chegou durante este mês também a Irmã Águeda para nos ajudar, uma vez que a Irmã Bibiana, já esteve tantos anos a colaborar connosco. Muito obrigada em nome da equipa e dos meninos por tudo.
Temos feito muitas coisas giras, desde exploração dos dedos de uma luva ao som de Beethovan, exploração de bonecos temáticos alusivos ao Natal, exploração de tenda e túnel, e temos feito umas experiências com tintas, nos pés e mãos. As nossas aulas com a MusicAmiga, também têm sido uma animação.

Aqui vão umas fotos para vos mostrar como foi, e os votos de um natal muito feliz!















*******************************************************************************************************

mês de outubro


Olá Amigos!
Durante este mês fizemos atividades muito giras. Vamos mostrar algumas das brincadeiras que fizemos!

EXPLORAÇÃO DO GELO
Os nossos sentidos desenvolvem-se durante toda a vida, mas é no primeiro ano de vida que tudo começa. Sendo assim, aliado às conquistas do sistema locomotor, o bebé desenvolve a sua perceção do mundo através do que vê, ouve, prova, cheira e sente. Desta forma, proporcionar o contacto com diferentes sensações, é ampliar a sua consciência de si próprio e do mundo que o rodeia. Decidimos, então, aproveitar enquanto os dias não estão muito frios, para levar gelo para os bebés explorarem e foi muito giro! Primeiro a medo, arrepiados com a sensação de frio, depois mais corajosos e mais descontraídos, a adorar aquela sensação, não só nas mãos, como também na boca! É uma atividade a repetir!




EXPLORAÇÃO DOS INSTRUMENTOS MUSICAIS

No nosso Berçário há aulas de música que acontecem uma vez por semana. Mas todos os dias se ouve música de diferentes estilos, canta-se e trabalha-se a expressão musical de formas mais informais. Às vezes a Cláudia leva diferentes instrumentos musicais e nós podemos explorá-los livremente. Ficamos encantados com os sons que saem deles, principalmente do xilofone! Primeiro, tentámos tocar com as mãos, mas não se ouvia nada… Depois percebemos que com as baquetas, tudo se tornava mas interessante! E que bom que foi!






****************************************************************************************************

mês de setembro

Cucu! Começámos o ano com uma nova equipa, e cheios de energia para recomeçar. Este ano a equipa integra a Enf. Teresa como responsável de sala, a Ed. Ana Cláudia, a Enf. Mariana, e as auxiliares Bibiana, Cristina, Sandra e Zulmira.
Acolhemos novos bebés no início deste ano letivo, que já estão muito entusiasmados com as nossas brincadeiras! Este ano, o projeto de sala do Berçário será “Nada se perde, nada se cria, eles transformam-se”, onde a equipa educativa se focará nas diferentes fases de desenvolvimento do bebé, suas potencialidades e descobertas.

Neste momento temos um grupo de 13 bebés, de idades compreendidas entre os 5 e os 14 meses. Este mês foi sobretudo de adaptação dos bebés que vieram a primeira vez, e dos que chegaram após as férias, que tiveram de conhecer uma nova equipa. 
Começámos a fazer algumas atividades, ouvir histórias, cantar canções, aprender os sons que fazem os animais… Ora vejam a bricadeira dos fantoches que fizemos.






~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Olá amiguinhos? Já viram a prenda tão gira que recebemos no Dia Mundial da Criança? Um Chupa chupa de bolacha Maria! Mmm, vai saber tão bem!!


 Até parece um bonequinho para brincar…





E por falar em brincar, aqui no Berçário foi um dia muito animado, entre musicas, brincadeiras, miminhos e muitos carinhos… 



E visto que hoje é um dia tão especial para nós pequeninos, que tal ir à descoberta da sua origem? 

Aqui vai um site de interesse: http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?P=Sabias&ID=201



***************************************************

Parece que no dia 3 de Maio foi o Dia da Mãe… E nós os meninos do Berçário fartámo-nos de trabalhar, e eis o resultado final da nossa prendinha para a nossa mamã… Será que gostaram? Curiosos para saber o que era?



Uma bonita flor e um diploma. Porque as nossas mães merecem… Todo o carinho, todos os beijinhos…




Porque o Dia da Mãe é todos os dias, vamos agradecer-lhes toda a dedicação.  
Um muito obrigado a todas as mamãs. :)



OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

Olá amiguinhos!! Tudo bem? Aqui estamos nós, os meninos do berçário, com mais novidades!!



 A hora da brincadeira nunca pára!! Agora eu estava a aprender a brincar com a boneca!



Mas alguns de nós andam em treinos, para aprender a dar os primeiros passinhos!! Mas primeiro a segurança, por isso temos de ir devagarinho!!



Mas olhem para mim! Como sou corajoso!! De pé todo orgulhoso!




 Mas também gostamos de uma boa conversa… 



Mas se querem saber mais sobre as nossas vivências no Berçário, fiquem atentos. E muitos abracinhos.


****************************************************

BOM CARNAVAL!! Apesar de não termos estado com os meninos mais crescidos da sua Festa de Carnaval, aqui os bebés do Berçário também brincaram ao Carnaval na sua salinha, com os seus lindos chapéus!!  No final do dia levaram para casa os seus chapéus para continuar a brincadeira. E se em casa alguém fizer alguma asneira, É CARNAVAL, NINGUÉM LEVA A MAL J

E aqui vai uma música para animar a malta:

O senhor entrudo
O senhor entrudo,
Por ser comilão,
Ficou barrigudo
Como um melão! (bis)

Faço palhaçadas
Pelo Carnaval,
Se são engraçadas
Ninguém leva a mal. (bis)


Letra: José António Ferreira.





OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

 Olá a todos!
Como temos andado ocupados a preparar uma pequena surpresa que só vão poder ver na próxima atualização aqui ficam algumas fotos dos momentos do nosso dia, o almoço, a brincadeira nas salas e até a sesta!











E este mês tivemos mais um aniversariante, que fez 1 aninho no dia 29, Parabéns! O bolinho estava muito bom gostámos muito!

                              



****************************************


Olá a todos! Então que tal essas entradas em 2015? Esperamos que tenham sido boas, um bom ano para todos!
Bem e depois de voltarmos à rotina recebemos um amiguinho novo que chegou mesmo no dia de reis a tempo de levar uma coroa!
E aqui está ele!



Sim, o berçário também festejou o dia de reis, vejam como estamos giros de coroa!





Nesse dia recebemos ainda a visita dos nossos amigos do pré-escolar a sala amarela veio cantar para nós e estivemos muito bem a ouvi-los e no fim houve palminhas para eles! Obrigada pela vossa visita!



E com o fim do tempo do Natal tivemos de tirar as decorações que tínhamos e colocar novas! Como estamos no inverno aqui ficam os nossos pinguins! Nós adoramos vê-los a rodar!

        



Bem, por agora é só! Adeus a todos, beijitos!

****************************************


Olá olá! Então esse Natal como foi? Esperamos que tenha corrido tudo bem!
E que tal os presentes que levaram para a família o que acharam? Querem ver o que foi? Aqui vai!






Um frasco de fruta com água, glicerina líquida, purpurinas e uma fotografia nossa, quando os nossos pais abanam o frasco veem a nossa fotografia e as purpurinas a cair!
O embrulho foi um pacote de leite forrado com tecido e flocos de neve a decorar e para o postal fizemos com os nossos pés uma árvore de natal.
Espero que tenham gostado!
Esta quinzena recebemos outro amigo novo que tem só 4 meses ora vejam!



E aqui ficam outras fotos nossas nas salinhas!










E agora notícias nossas, só para o ano! Boas entradas para todos e felicidades para o ano novo que aí vem! Beijinhos das crianças e adultos do berçário!

****************************************************


Olá a todos! Cá estamos nós outra vez! Então, curiosos para ver os nossos enfeites de natal e a nossa árvore? Aqui estão!






Nós gostamos muito de observar as estrelinhas e as árvores de natal que decorámos com os nossos dedinhos!
A semana que passou, vivemos a semana da partilha! Muito obrigada a todos os pais por contribuírem com géneros alimentares para quem mais precisa! Bem-haja a todos!
E esta sexta-feira tivemos a visita do pai natal na nossa sala, alguns de nós choraram mas outros ficaram muito admirados a observar! Ah e houve quem quisesse provar o papel de embrulho e as fitas dos presentes! Aqui ficam as fotos!







Tivemos também de nos despedir de mais um amiguinho que passou para a sala de 1 ano! Esperamos que corra tudo bem com ele!



E este mês temos mais um aniversariante que fez 1 aninho! Muitos parabéns!




Com o aproximar do Natal estamos a preparar uma surpresa para os nossos papás mas é surpresa, para a próxima mostramos!
E a nossa festinha de natal no sábado o que acharam? Esperamos que tenham gostado e o vídeo que passou com fotos nossas estava giro?
Um feliz natal para todos! São os votos das crianças e dos adultos do berçário!

****************************************************

Olá, olá! Como estão?
Por cá vai tudo bem, temos vindo a crescer! Temos meninos que já se sentam sem apoio, temos deles que já gatinham, que se colocam de pé e outros que já caminham!
Por isso este final de mês tivemos de nos despedir de mais uma amiguinha que foi para a sala de 1 ano. Esperamos que corra tudo de bem!



Para além desta amiguinha que foi para a sala de 1 ano, outra amiguinha também nos deixou, mas foi por mudar de residência! Para ela aqui fica um grande beijinho com muitas saudades!
Vamos ficar à espera da tua visita!



Com a saída destas amigas da sala dos meninos mais crescidos outras 2 crianças passaram da sala dos mais novos para a outra, pois no próximo mês já esperamos mais amiguinhos!
Temos brincado nas nossas salinhas e como sempre respeitamos a nossa rotina. Ora vejam algumas fotografias nossas ou a brincar com bolas, ou com brinquedos musicais, adoramos tudo o dá som!







E com o aproximar do Natal temos andado a preparar umas surpresas para enfeitar as nossas salas, ora espreitem! Depois mostramos como ficaram penduradas!




Adeus e até à próxima, beijinhos!


****************************************************

Olá a todos!
Com a saída dos 2 meninos para as salinhas de 1 ano, pudemos receber mais crianças no berçário. Daí a chegada de 3 meninas no início deste mês.





Estão ainda a adaptar-se às nossas rotinas, mas até está a correr muito bem!
Tivemos 2 festinhas de aniversário, duas meninas que fizeram 1 aninho! Parabéns para elas!




Houve uma mãe que nos ofereceu alguns brinquedos que gostamos muito, muito obrigada! Aqui fica um dos brinquedos que gostámos muito!




E desta vez temos pouco para vos mostrar mas aguardem pelas próximas novidades. Beijitos!
.........................................................................


Olá tudo bem convosco?
Cá estamos nós para vos contar o que temos feito!
Somos um grupo muito animado e gostamos muito de cantar por isso os bons dias de manhã não podem faltar, ficamos todos com muita atenção quando cantamos os bons dias ao Jesus!

Também gostamos de brincar na manta com os brinquedos e com os outros colegas.




 Alguns de nós não gostamos muito de ficar de pé, mas tem de ser para começarmos a ganhar força nas pernas para começar a andar.





Também andamos a cavalo ora vejam!



À hora do almoço o choro aperta, a fome é tanta por isso a boca está sempre aberta!





Depois da barriga cheia chega a hora da sesta!




Com a energia recarregada podemos brincar e cantar mais!




E com o mês a terminar vamos despedir-nos de 2 amiguinhos que vão passar para as salas de 1 ano. Tudo de bom para vocês!

  



 ****************************************************

Olá, olá cá estamos nós outra vez!
Temos algumas novidades para contar! Já fizemos o nosso primeiro trabalhinho, construímos instrumentos musicais (tamborete de guitas) para oferecer aos idosos do Lar Amélia Madail no dia da música e do idoso. (no passado dia 1 de outubro) Todos contribuímos com a nossa impressão digital, ora vejam como ficaram giros.





E esta semana já nos andamos a despedir da Ir. Adelaide que nos vai deixar, vai para formação durante 1 ano. Aqui ficam as fotos que tiramos para ela levar de recordação! Desejamos tudo de bom à nossa amiga, beijinhos grandes de todos os meninos e meninas do berçário.
Os adultos do berçário também vão sentir a sua falta claro, tudo de bom para ela, um beijinho grande e ficamos à sua espera para nos visitar assim que puder!






OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO


Aqui estamos nós!
Aos poucos e poucos vamos conseguindo alcançar pequenas grandes vitórias, por isso, não se esqueçam de cá vir espreitar mais novidades nossas!
Olá a todos! Cá estamos nós depois deste mês de adaptação e acolhimento para mais um ano letivo.
Durante este ano de 2014/2015 no berçário está a seguinte equipa, a Denise como responsável, as enfermeiras Mariana e Teresa alternadamente (durante alguns dias/ tardes/ manhãs), e as auxiliares Ir. Bibiana, Ir. Adelaide, Ir. Maria João (que chegou a semana passada e vem substituir a Ir. Adelaide que está de saída para formação), a São, a Rosa e a Sandra Neto.
Temos um grupo de 18 crianças para já, com idades compreendidas entre os 5 e os 16 meses. A nossa Laura, como já está uma crescida e a caminhar vai-nos deixar, vai para a sala das crianças de 1ano. Vamos ter saudades tuas!












........................................................

ANO LETIVO 2014/ 2015



........................................................

Pois é... Neste Dia da Mãe trabalhámos muito... e aqui está o resultado: Um saquinho de cheiro e um postalinho com uma quadra bem bonita!









***************************************



Trabalhámos muito para o dia do pai e aqui está o resultado final. Bonito, não?



Passo a passo as prendinhas foram surgindo. Aqui está um exemplo.

Agora de perfil…


No passada sexta feira, dia 21 de Março, tivemos a visita de um amiguinho muito carinhoso que adorámos, porque cantava e dançava para nós. Era muito carinhoso.


Ficámos todos muito atentos a observar a novidade… enquanto o amiguinho dava a sua atuação.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


Na piscina nas bolas tudo é uma diversão. 



Será que encaixa? Vamos lá tentar!


      Até os idosos do Lar Amélia Madaíl nos ajudaram a decorar a salinha do Berçário. Bonita, não?



















    Agora vendo mais ao pormenor, estão bem giros os nossos paraquedistas.



Está na hora da leitura. Era uma vez…



 Estou quase a conseguir gatinhar… mais um bocadinho e têm de correr atrás me mim!


Depois de tanto gatinhar, está na hora de brincar.


  “Se vais andar de cavalinho eu dou uma ajudinha. Bora lá!!”


Depois de tanta brincadeira, está na hora da sesta.


******************************************************

Um, dois, três... Um passinho de cada vez!


O bebé é um ser pequenino muito complexo, dotado de várias competências prontas para a brincadeira. Passo a passo, a criança embarca na aventura do crescimento e, com a ajuda o Berçário, basta fazer a contagem: um, dois três... Um passinho de cada vez!










Sem comentários:

Enviar um comentário