Diz-nos o poeta António Gedeão que “Sonhar é uma constante da vida!” Mas para concretizar o sonho é necessário algum esforço, criatividade e imaginação, a fim de se poder dar corpo a um Projeto na aplicação prática de um Plano Anual de Atividades.
Assim sendo, este ano escolhemos o tema “A Riqueza da Diversidade, Cinco Continentes, Sete Mares e um Mundo a Descobrir”
Sabemos que este tema exige de nós uma abertura ao diferente na aceitação da multiculturalidade, para que se possa promover o intercâmbio entre as diferentes culturas existentes e, assim, contribuir para a hospedagem de todos ensinando as nossas crianças a acolher “o diferente como diferente, nem superior, nem inferior, e sim distinto, acreditando que a riqueza e a peculiaridade estão na diferença” (Serrano)
Nesta linha de pensamento, admitimos que, para prosseguirmos a nossa viagem, teremos de recorrer a um conjunto de estratégias essenciais, as quais permitirão o desenvolvimento da criança pela fantasia, pela imaginação e pela própria realidade que vivenciam e que lhes permite continuar a sonhar!
E como nos transmite António Gedeão, no seu belo poema, A Pedra Filosofal:
“Eles não sabem, nem sonham, que o sonho comanda a vida. Que sempre que um homem sonha o mundo pula e avança como bola colorida entre as mãos de uma criança.”
Deixemos a vida fluir, as crianças sonharem e com elas aprendamos a sorrir e a descobrir a Riqueza da Diversidade. Apreciem e comentem com elas as suas novidades, aquilo que realizaram em sala ao longo do primeiro período e que foi para elas uma descoberta. Deixem-nas sonhar!
A concluir, deixo francos votos de um Feliz e Próspero 2014, que seja um ano cheio das graças de Deus e repleto do Seu Amor e da Sua Paz.
A Coordenadora Pedagógica,
Ir. Conceição Sousa
Sem comentários:
Enviar um comentário